PSICOTERAPIA BASEADA EM MINDFULNESS

    A vida é repleta de ciclos e desafios que impelem o ser humano ao crescimento pessoal. Porém, algumas dessas situações acabam por se tornar conflitos existenciais que demandam a intervenção de um profissional. As técnicas de psicoterapia visam despertar importantes recursos internos que nos capacitam para o enfrentamento de nossas questões pessoais na direção de uma vida plena.

O QUE É PSICOTERAPIA?

   A psicoterapia é um tipo de terapia efetuada em ambiente clínico  e exercida por psicólogos licenciados junto ao Conselho de Psicologia cuja finalidade é tratar problemas como depressãoansiedade, doenças de origem emocional, baixa autoestima, problemas de relacionamento, problemas de relações sociais entre outras diversas questões.

   Fundamentada no diálogo, a psicoterapia leva à exposição e contraposição de ideias para a identificação de causas e o surgimento de novas perspectivas. Também há outras ferramentas além do diálogo que podem ser usadas conforme a necessidade de cada caso.

O QUE EU DEVO ESPERAR DA PSICOTERAPIA?

   Os objetivos de uma psicoterapia podem ser diferentes para cada paciente. Podemos ter como foco fazer com que o paciente compreenda as causas do seu problema despertando assim recursos para lidar com eles, fazer o paciente funcionar melhor no mundo quando há dificuldade de adaptação pessoal, também podem ser questões de cunho mais existencial, entre outras.

 

QUANTO TEMPO VAI DURAR MEU TRATAMENTO?

   Depende da sua demanda, uma psicoterapia curta dura três meses enquanto que uma longa pode durar alguns anos. Na maioria dos casos observamos uma duração média de um ano, mas é difícil prever com exatidão. De qualquer forma, o tempo de duração deve ser uma questão secundária, sendo mais importante focarmos em atingir resultados consistentes.

 

O PSICÓLOGO FICA EM SILÊNCIO DURANTE TODA A SESSÃO?

   Aqui não. Esse tipo de escuta em que o terapeuta quase não fala pertence a outra linha de abordagem que não adotamos.

 

QUAL É A SUA LINHA DE ABORDAGEM E QUAL EU DEVO PROCURAR?

   Normalmente o psicoterapeuta iniciante começa rígido em determinada abordagem mas, com o tempo, a grande diversidade de pessoas e de questões o leva ao que hoje se chama Ecletismo, ou movimento de integração de abordagens. A psicologia é uma ciência em evolução e estão surgindo novas técnicas de intervenção comprovadas cientificamente pelas mais respeitadas universidades do mundo.

   Há 15 anos, nossa abordagem se baseava exclusivamente na Psicologia Analítica de Carl G. Jung, mais filosófica, porém hoje a Terapia Cognitiva, de base científica, prevalece na nossa abordagem clínica.

   O fato é que, atualmente, cada vez mais psicólogos caminham para uma abordagem híbrida, onde há liberdade de usar as ferramentas de qualquer linha que caibam no processo terapêutico. Com o advento da Mindfulness uma nova perspectiva apareceu inspirada no conhecimento milenar do Oriente e respaldada pela chancela da ciência.

   Se sua intenção é evitar uma terapia ortodoxa informe isso ao psicólogo no primeiro contato, para que ele te oriente.

 

COMO ESCOLHER MEU PSICÓLOGO?

   Tão importante quanto procurar por uma abordagem específica, procure um profissional que o receba com atenção e que lhe inspire confiança para o enfrentamento da sua demanda, afinal vocês irão trabalhar juntos durante um bom tempo com o que há de mais precioso na sua vida, a sua saúde mental.

        

O QUE MAIS A PSICOTERAPIA PODE ME PROPORCIONAR?

  Muitos pacientes mantém suas sessões mesmo não apresentando mais problema algum. Isso porque as sessões também funcionam para a organização do pensamento, o que proporciona assertividade nas decisões da vida.

 Nas sessões de psicologia clínica desenvolvemos capacidades mentais normalmente enfraquecidas na pessoa comum, como: capacidade de decisão, clareza de pensamento, capacidade de relacionamento e de manejo social, entre outras. O desenvolvimento dessas habilidades resulta resulta em um desempenho melhor na vida, tanto no campo do bem-estar quanto no campo da produção profissional.

 

COMO EU FAÇO PARA COMEÇAR?

   Você deve marcar sua entrevista inicial. Nessa primeira sessão você vai expor sua demanda e também vai entrar em um acordo sobre questões administrativas, como o valor das consultas, faltas etc. Ambos, paciente e terapeuta, devem avaliar se há condições para iniciarem um processo terapêutico e, conforme for, seguir com as sessões.

 

Marque sua sessão ligando

ou enviando mensagem para (21) 98050-8080.

+55 (21) 98050-8080

contato@sandroneves.com

Barra da Tijuca

Av. das Américas 500. Bloco 16

Leblon

Av. Ataulfo de Paiva 1175